terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Por um transporte publico de qualidade!

As empresas de ônibus Petropolitanas ficam muito ricas em cima do suor dos trabalhadores e trabalhadoras e Petrópolis, pois na sua maioria são estas pessoas que utilizam / pagam os ônibus diariamente.
 As manifestações que ocorreram no país em 2013 tiveram como bandeira primeira a luta pela diminuição dos preços das passagens e a consequente melhoria no transporte público. Mesmo que as passeatas tenham ganhado as grandes avenidas das principais capitais do país, aqui em Petrópolis, parece que o poder publico não esta preocupado com a população.
 As empresas por licitação ganham 12% do valor “investido”, ou seja, crescimento das empresas é de 12%. As 5 empresas de transporte, de Petrópolis, faturam mais de 800 mil por mês (dados das planilhas das próprias empresas). O PIB Brasil cresceu menos de 1% em 2014, ou seja, a riqueza produzida no Brasil cresceu menos de  1%. Como uma empresa privada pode crescer 12%? Uma única resposta explorando os usuários pagantes (trabalhadores e trabalhadoras). ISSO É UM ABSURDO.
 Novamente os donos das empresas enviaram um pedido de reajuste da tarifa para COMUTRANS. Não podemos aceitar esse aumento, pois faz menos de um ano que houve o aumento da passagem.
 Ano passado já estávamos na luta contra o aumento
das tarifas e as péssimas condições do transporte. Somando a isso, condenamos o acúmulo de tarifas. Por exemplo, transformando motoristas também em cobradores, sem a devida adequação salarial. Queremos sim a estatização do transporte público, queremos uma empresa controlada pelos trabalhadores.
 A defesa do combate ao aumento é importante, mas não muda a condição do transporte público em Petrópolis. Este é o momento de também travarmos uma luta em defesa de uma empresa pública de transporte coletivo, pois se a empresa de ônibus for pública não há motivo para essa busca desesperada de lucro, como acontece hoje no caso das empresas de ônibus de Petrópolis.


Vem, vamos embora;
Que esperar não é saber;
Quem sabe faz a hora;
Não espera acontecer;



                                                            Geraldo Vandré

Nenhum comentário:

Postar um comentário